Amor pelas nossas raizes apresentamos: o Café Milenário

Amor pelas nossas raizes apresentamos: o Café Milenário

Em Guimarães, o Café Milenário não é apenas um espaço de café, é uma testemunha viva da história, uma narrativa gravada nas paredes que resistiu ao teste do tempo. Hoje, à beira dos seus 70 anos, é o último bastião dos cafés históricos na cidade de Guimarães.

Este refúgio, com vista para o Largo do Toural, transcende o simples ato de servir café. É um espaço de leitura, convívio e tertúlias, onde as paredes ecoam memórias desde os tempos do antigo regime.

Inaugurado em novembro de 1953, este café imortalizou-se não apenas nas páginas do livro "Cafés Portugueses - Tertúlias e Tradição", mas no coração da cidade e dos seus habitantes. O nome, uma homenagem à história milenar de Guimarães, revela-se através da arquitetura original e mobiliário que resistiram ao tempo.

Dulce Oliveira, a atual guardiã do café, revela com orgulho que “as cadeiras ainda são as mesmas onde os nossos avós se sentaram.”

Contudo, há uma história peculiar que se esconde nas suas paredes. Nos primeiros anos, um fresco retratando uma cena de caça, com animais e caçadores nus, foi censurado pela clientela. Uma tentativa de cobrir as partes íntimas com uma saia não teve sucesso, resultando na ocultação da pintura por espelhos – uma obra que escondida há quase 60 anos.

O Café Milenário não é apenas um local de encontro casual; é um palco por onde passaram várias gerações e figuras ilustres. Desde o Dr. Sá Carneiro aos cineastas como Manoel de Oliveira, o café acolheu momentos históricos.

O livro "Guimarães - Daqui houve resistência" relata um episódio marcante durante as eleições presidenciais de 1958, quando o café se tornou refúgio para aqueles que buscavam proteção contra a carga policial durante um comício.

Localizado no coração da cidade vimaranense, no Largo do Toural, o Café Milenário é mais do que um ponto de encontro; é um testemunho vivo da resistência do tempo e da história, uma joia que continua a contar a história de Guimarães, onde Portugal nasceu.

Aqui nasceram ideias, aqui convivem todos que sentem que há um refúgio atrás de um café bem tirado, com aroma de história, e onde o passado se torna presente, e transcende modas e gerações.

Por isso e muito mais, elegemos este espaço como a homenagem a uma das nossas peças: o fato Milenário. Inspirado na intemporalidade, nas emoções verdadeiras - esta é a nossa visão das raízes que nos ligam onde nascemos, e que nunca nos iremos esquecer, não importa onde a vida nos leve.

Partilhar Tweet Afixar
Regressar ao blogue

1 comentário

Parabéns ao autor deste texto magnífico,que relata quase tudo deste monumento histórico"Café Milenário".
Muito mais haveria acrescentar sobre o mesmo como por exemplo:
O salão do café Milenário tem 10 portas abertas para o exterior e os seus clientes podem estar sentados nas cadeiras tomando o seu café e receber a frescura que vem do exterior.
Parabéns parar as várias gerências quer tudo fizeram para manter este monumento histórico em funcionamento e uma palavra de apreço á gerência na pessoa da Dona Dulce Oliveira que após passar várias fases difíceis e muito conturbadas como foi o caso do COVID 19 MANTENDO-SE FIRME honrando não só a sua clientela diária, como as várias gerências como foi o caso do anterior gerente Sr. Álvaro Fernandes de Oliveira.
Parabéns e um bem haja para todos os intervenientes.

Alfredo Oliveira ,

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.