Porque é que Cruyff é considerado o pai do futebol moderno e a inspiração para a BYMS

Porque é que Cruyff é considerado o pai do futebol moderno e a inspiração para a BYMS
Imagem

"Jogar futebol é muito simples, mas jogar futebol simples é a coisa mais difícil que existe." - Johan Cruyff

O incrível percurso de Cruyff

Hendrik Johannes Cruyff, nascido a 25 de abril de 1947, em Amesterdão, conhecido como Johan Cruyff, foi um jogador profissional de futebol e treinador neerlandês. Cresceu numa família apaixonada pelo futebol, que vivia perto do estádio do AFC Ajax. Desde cedo, que a vida de Cruyff esteve sempre ligada ao desporto, com o incentivo do pai para jogar e da mãe a limpar os escritórios do Ajax após a morte do pai.

Aos 10 anos, juntou-se à academia juvenil do Ajax. O seu talento era inegável e logo começou a progredir, melhorou as suas habilidades com treinos rigorosos e uma afinidade natural para o jogo. Em 1964, com apenas 17 anos, já estava na equipa principal, tornando-se famoso pela sua agilidade, visão e incrível capacidade para marcar golos. Aos 18 anos, já competia a nível internacional e, aos 19, conquistou o primeiro dos seus seis títulos da liga com o Ajax.

Ganhou a Bola de Ouro três vezes, em 1971, 1973 e 1974, e foi o famoso promotor da filosofia de futebol conhecida como Futebol Total, juntamente com o seu fundador Rinus Michels. Em 1999, foi votado como o Jogador Europeu do Século, mas ficou em segundo lugar, atrás do também famoso jogador de futebol, Pelé.

Faleceu a 24 de março de 2016 após perder a batalha contra o cancro do pulmão. A título póstumo, o Governo Espanhol concedeu-lhe a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo Real, a 18 de abril recebeu o Prémio Laureus pelo espírito desportivo e, em julho de 2016, a Cidade de Barcelona concedeu-lhe a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo. A sua estátua de bronze foi exposta no Camp Nou, a 26 de agosto de 2019, no seu pedestal pode ler-se "Sai e diverte-te".

Porque é que o Cruyff é considerado o pai do futebol moderno

Consoante a fama de Cruyff crescia, também crescia a sua influência nas táticas de futebol e na formação de jogadores. O conceito de Futebol Total transformou o futebol moderno, consistia numa tática que encorajava os jogadores a adaptarem-se a várias posições durante um jogo, em vez de permanecerem numa posição fixa durante uma partida. A ideia principal do Futebol Total é que qualquer jogador pode assumir o papel de um colega de equipa, uma filosofia que exige tanto versatilidade como elevada perceção de todos os membros da equipa. Não só jogou sob esse sistema, mas também a representou. A sua perceção e habilidade técnica permitiam-lhe mudar naturalmente de funções durante o jogo, tornando-se imprevisível para a outra equipa. Com a liderança de Rinus Michels, tanto o Ajax como os Países Baixos alcançaram um sucesso notável com Cruyff como jogador.

Esta abordagem revolucionou o impacto nas táticas globais de futebol e ofereceu um contraste rígido do futebol naquela época. Esta tática exigiria uma elevada capacidade de resistência e precisão, recorrendo ao uso de jogadas inteligentes que dependiam de estratégias físicas ou de bolas longas. Equipas de todo o mundo começaram a incorporar elementos da filosofia do Futebol Total no seu estilo de jogo. A evolução do futebol deveu-se à introdução da inovação neerlandesa que mudou completamente as táticas do jogo. A adaptação e o improviso tornaram-se as chaves principais através dos movimentos fluidos e da mudança de funções, alcançando novos níveis de proficiência e controlo.

O método era mais visível no FC Barcelona, onde o seu legado como jogador e treinador integrava a identidade do clube. A técnica do Tiki-Taka está associada ao clube desde que Johan Cruyff foi o treinador. É um estilo de jogo no futebol baseado em passes curtos e movimentos, trabalhando a bola através de vários canais e mantendo a posse de bola. Atualmente, ainda é usado pela equipa e foi adotado por outras equipas da La Liga. Segundo o FC Barcelona, Cruyff é considerado uma lenda incomparável, notável nos anos 70, onde era visto como o número um do mundo.

Todos os clubes de Cruyff

Ao longo da sua carreira profissional no futebol, fez parte de várias equipas, como o Ajax (1964-1973), FC Barcelona (1973-1978), New York Cosmos (1978), Los Angeles Aztecs (1979), Washington Diplomats (1980), Levante (1980-1981), Washington Diplomats (1981), Ajax (1981-1983), Feyenoord (1983-1984). Como treinador, teve apenas dois clubes, Ajax (1985-1988) e FC Barcelona (1988-1996).

A lenda que inventou a Laranja Mecânica

O nome "laranja mecânica" refere-se principalmente à Seleção Nacional dos Países Baixos, por volta de 1974. Nessa altura, a equipa era fraca e pouco conhecida, já não participava na Copa do Mundo, há 36 anos. Mas tudo mudou quando o Ajax se tornou tricampeão europeu e depois tivemos o surgimento de um dos maiores futebolistas da história, Johan Cruyff. Graças a esta lenda, a equipa neerlandesa conseguiu qualificar-se para a Copa do Mundo de 1974 na Alemanha, depois de marcar 24 golos em 6 jogos durante as eliminatórias europeias. A equipa foi pioneira dum estilo de jogo que consistia em não ter uma posição definida, precursor do Tiki-Taka de Guardiola. O treinador Rinus Michels planeava a estratégia e os jogadores seguiam-na, enquanto Cruyff era o líder. Juntamente com os restantes incríveis jogadores, nomeadamente Johan Neeskens, Johnny Rep, Rob Ressenbrink, Ruud Krol e Jan Jongbloeed. As camisolas laranjas e o estilo "mecanizado" deram origem ao famoso nome de Laranja Mecânica.

A emocionante história por trás do famoso número 14

Johan Cruyff será sempre lembrado com o número 14 nas costas. Costumava usar o número 9, mas durante um jogo específico usou o número 14 que era suplente. Reza a lenda que, antes do jogo contra os rivais PSV Eindhoven a 30 de outubro de 1970, o seu colega de equipa Gerrie Mühren não conseguia encontrar a sua camisola nº 7. Cruyff ofereceu a sua camisola habitual, a nº 9, a Muhren e foi ao cesto de camisolas suplentes e pegou na que estava no topo. Acontece que era o famoso número 14. O Ajax venceu por 1-0, e Cruyff insistiu que mantivessem o mesmo número para o próximo jogo.

O que significa Cruyff-ismos?

Provavelmente, não sabias disso, mas as citações de Cruyff  são conhecidas como Cruyff-ismos, por exemplo, "Tens de rematar, caso contrário, não podes marcar.", "O futebol é um jogo de erros. Quem cometer menos erros vence." ou "Toda desvantagem tem a sua vantagem.", as frases são paradoxais, mas estão certas e são muito inteligentes.

O impacto de Johan Cruyff no futebol moderno foi crucial para inspirar tantas equipas em todo o mundo. A parceria com Rinus Michels deu origem ao Futebol Total, uma tática revolucionária que dava destaque à versatilidade e à adaptabilidade entre os jogadores. Ele foi uma das chaves para a transformação da Seleção Nacional dos Países Baixos e a denominação de "Laranja Mecânica". A sua persistência e visão contribuíram para o crescimento do FC Barcelona e Ajax, que nunca se esquecerão da Lenda de Johan Cruyff, considerado o Pai do Futebol Moderno.

Não deixes que os teus sonhos desapareçam

Na BYMS, fomos inspirados pela história de Johan Cruyff. A sua procura incessante pela sua paixão futebolística, os obstáculos que ultrapassou e a chama inabalável que tem dentro de si são uma inspiração para todos. Assim como Cruyff transformou a realidade do jogo bonito, Miguel Soares, o visionário que está por trás da BYMS, ilumina os sonhos dos jovens atletas, mas de uma maneira diferente. Miguel afirmou "A vida é efémera, e os sonhos podem desaparecer diante dos nossos olhos. Abraça a procura, pois a dor do arrependimento será sempre maior do que a dor do fracasso."

Alimentando este espírito, criamos um fato deslumbrante que presta homenagem ao lendário Cruyff. É uma peça intemporal, com uma silhueta clássica infundida com o dinamismo do próprio desporto. Depositamos a nossa paixão na sua criação, mas a decisão final está nas tuas mãos. Partilha os teus pensamentos e deixa que a chama da inspiração continue a arder intensamente! Descobre o fato clássico de linho número 14 aqui!

Não deixes que a tua chama se apague. Subscreve a nossa newsletter abaixo para descobrires mais informações sobre futebol, estilo e as últimas notícias do BYMS Club!

Partilhar Tweet Afixar
Regressar ao blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.